DIA 1° DE MAIO, DIA DO TRABALHO.

01/05/2011 00:00

DIA 1° DE MAIO, DIA DO TRABALHO.

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. É comemorado nesta mesma data devido a uma grande manifestação de trabalhadores em 1886, na cidade de Chicago Estados Unidos.

Milhares de trabalhadores protestavam diante as condições desumanas que lhes eram impostas além de ser submetida a uma carga horária desigual à remuneração dos mesmos. Paralisando quase totalmente os Estados Unidos, durante a greve houve vários confrontos entre manifestantes e integrantes da polícia, intensificando-se no dia seguinte e resultando na morte de diversos manifestantes, assim caracterizando a famosa Revolta de Haymarket.

No dia 20 de junho de 1889, na cidade de Paris, a central sindical que se denominava Segunda Internacional (espécie de Congresso Socialista de Paris) instituiu o dia 1° de maio como data máxima dos trabalhadores lutarem pela remuneração das 8 horas de trabalho diárias, sendo que no dia 23 de abril de 1919, o senado francês proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional e assim ratificando a jornada de 8 horas de trabalho não remunerado. Logo após da França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi primeiro país a também estabelecer esta mesma data comemorativa, em 1920, sendo que o Brasil veio só consolidar pelo governo de Arthur Bernardes em 1924.

Só a partir do governo Getúlio Vargas que as mudanças e medidas a benefício dos trabalhadores vieram a ser anunciadas nesta mesma data. Atualmente vários países estabeleceram o dia 1° de maio com feriados nacionais.