Panorama: números de balanço do governo não batem com dos comitês

29/06/2012 13:02

Apenas obra de Manaus tem porcentagem igual à divulgada pelo Ministério do Esporte em maio. Fortaleza segue como mais adiantada: 71%

 
Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico)Obra em Itaquera completou um ano em maio
com 38% de conclusão (Foto: Leandro Canônico)

A divulgação do "Terceiro balanço das ações do governo brasileiro para a Copa", revelado no dia 23 de maio, foi o principal tema sobre as obras para o Mundial de 2014. Porém, os números do estudo revelado pelo Ministério do Esporte foram aferidos até abril, o que resultou em uma diferença aos dados dos comitês de cada uma das 12 cidades-sedes sobre a evolução da construção dos estádios.

O Maracanã, por exemplo, aparece com 50% de obra concluída segundo o governo do Rio de Janeiro, enquanto o balanço do governo federal apontava 45%. A maior diferença está em Curitiba: o Atlético-PR diz que a Arena da Baixada já está 52% pronta, mas o balanço afirmava que o número chegou apenas a 11% (vale considerar que o estádio já existe e está sendo apenas reformado). Apenas em Manaus os dados coincidem: 40% para o comitê da capital do Amazonas e para o Ministério do Esporte.

  BALANÇO DO GOVERNO COMITÊS LOCAIS
MARACANÃ (RJ) 45% 50%
ARENA CORINTHIANS (SP) 32% 38%
ARENA PERNAMBUCO (PE) 33% 33%
ARENA DAS DUNAS (RN) 22% 23%
ARENA DA AMAZÔNIA (AM) 40% 40%
ARENA PANTANAL (MT) 40% 45%
ARENA DA BAIXADA (PR) 11% 52%
BEIRA-RIO (RS) 20% 30%
CASTELÃO (CE) 62% 71%
FONTE NOVA (BA) 56% 60%
ESTÁDIO NACIONAL (DF) 53% 59%
MINEIRÃO (MG) 55% 62%

 O GLOBOESPORTE.COM acompanha mensalmente a evolução das obras das 12 arenas desde outubro de 2011. O estádio mais avançado até o dia 31 de maio de 2012 é o Castelão, que fechou o mês com 71% de conclusão. No último dia 30, a obra da Arena Corinthians, em Itaquera (São Paulo), completou um ano e chegou a 38%.

Em maio, o jornal "Folha de S. Paulo" revelou ainda um relatório da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) sobre a situação dos estádios para a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. A situação mais preocupante para 2013 é a do Recife, que recebeu "sinal vermelho" e poderá ficar fora da tabela definitiva, que será divulgada em novembro. Já Salvador ganhou "sinal verde" e segue confiante em participar do evento-teste do Mundial.

O balanço do governo divulgou também os valores dos financiamentos adquiridos juntos ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES): mais de R$ 1 bilhão já foi desembolsado para a construção os reformas de oito estádio. Arena Corinthians, Beira-Rio e Arena da Baixada ainda não receberam nada referente aos contratos firmados, pois estão em processo de análise. O Estádio Nacional de Brasília não precisou solicitar empréstimo.